quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Sessão de Yoga do Riso, o que é

As sessões do Riso são sempre diferentes: depende da energia do momento, do grupo, da criatividade e inspiração do facilitador.

É habitual fazer-se uma breve apresentação e contextualização do Yoga do Riso e sua implementação a nível mundial. Frisa-se a importância da ligação corpo e mente – exemplificação da teoria “movimento (acção) cria emoção” em que cada padrão mental tem uma postura física adequada. Constatar e validar o inverso, com a consciencialização de que podemos influenciar a mente através do corpo, mudando voluntariamente gestos e posturas físicas, de modo a experimentar paz na mente. Importância do “poder do AGORA”, no desenvolvimento da “habilidade de estar no MOMENTO”.
São usados "ice-breakers", quebrando algumas inibições e construíndo confiança.
Exercícos de alongamento e de relaxamento, exercícios de respiração de Pranayama ; aquecimento batendo palmas ao som ritmado “ho ho ha ha ha”.
Sempre em grupo, exercícios de riso em três vertentes:técnicas de riso yoga; técnicas de riso brincalhão e técnicas de riso baseadas em valores. Rapidamente o riso começa a fluir de modo natural, contagiando os elementos.
Segue-se a meditação do Riso, em que o riso flui espontaneamente e de forma mais profunda.
De seguida, um relaxamento corporal guiado .
A partilha e reflexão e colocação de questões à facilitadora - cada participante fala de como vivenciou a experiência, que reflexões e ilações tirou para o dia a dia - assinala o fim da sessão. Para casa, boa disposição, paz e bem estar. VONTADE de irradiar alegria à nossa volta!
Ria primeiro e sinta-se bem depois!

Sem comentários:

Enviar um comentário